Sonda espacial Luna 1 em 02 de janeiro de 1959

Luna 1, o primeiro objeto construído pelo homem a deixar a órbita da Terra

O primeiro objeto construído pelo homem a deixar a órbita da Terra

Considerada o primeiro foguete cósmico, em 02 de janeiro de 1959, a sonda espacial Luna 1 separava-se do seu terceiro estágio, após atingir velocidade de escape da força gravitacional da Terra, e aproximar-se da Lua com sucesso, à cerca de 6 mil km, retornando aos controles soviéticos na Terra muitas fotografias e informações, como medições a respeito dos ventos solares, o cinturão de radiação da Terra, incluindo o fato de que a Lua não possui campo magnético.

Por um mau funcionamento nos controles em solo, a espaçonave errou seu alvo, passando a 5.995 mil km da Lua em 04 de janeiro de 1959, entrando então em órbita do Sol, ficando entre Marte e a Terra. Por esse motivo considerada o primeiro foguete cósmico, a aplicar a força necessária para escapar da força gravitacional da Terra.

em 02 de janeiro de 1959, a sonda espacial Luna 1 separava-se do seu terceiro estágio, após atingir velocidade de escape da força gravitacional da Terra

Em 02 de janeiro de 1959, a sonda espacial Luna 1 separava-se do seu terceiro estágio, após atingir velocidade de escape da força gravitacional da Terra

A espaçonave continha um sistema de 19,993 MHz que transmitia sinais de 50,9 segundos de duração, um transmissor de 183,6 MHz para rastreamento e um transmissor de 70,2 MHz. Quatro antenas chicote e uma antena rígida montada na esfera forneciam o link de comunicação. A energia era fornecida por baterias de óxido de mercúrio e acumuladores de prata-zinco.

Fontes e imagens: Wikipédia, https://spacetodaypt.wordpress.com, https://nssdc.gsfc.nasa.gov;