1962: Spacewar! a corrida espacial e uma nova geração de computadores

No final da década de 1950 computadores menores e mais rápidos começaram a ser desenvolvidos, juntamente com programas que tinham o objetivo de demonstrar a capacidade dessas máquinas inovadoras. Um exemplo é o jogo Tic-Tac-Toe, mais conhecido como jogo da velha, disputado em uma grade de três por três por dois jogadores, que colocam alternadamente as marcas X e O em um dos nove espaços da grade, usando uma caneta de luz para o duelo. Mouse in the Maze, que também usava uma caneta de luz para criar um labirinto de paredes para um rato virtual, é outro exemplo de jogo eletrônico para os computadores da época. 

Com o início dos anos 60, que fora marcado pela corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, as naves espaciais e a busca por planetas desconhecidos estavam em alta. Romances que apresentavam histórias espaciais fantásticas, como The Skylark of Space, do escritor americano Edward Elmer Smith, convidavam seus leitores para viajar nas profundezas do universo. 

Foi nesse contexto que um cientista da computação americano, nascido em Hartford, Connecticut, chamado Steve Russell, em colaboração com Martin Graetz, Wayne Wiitanen e Bob Saunders começou a desenvolver um jogo para os computadores usados na época. Esse jogo ficaria conhecido como - Spacewar!