Como utilizar o Google Fotos e não sobrecarregar o celular

Seu smartphone está sem espaço para mais fotos?

Google Fotos
Como evitar sobrecarregar a memória interna do meu aparelho celular?

Não há memória que seja suficiente! Hoje são tantas fotos e vídeos recebidos por meio das redes sociais, que dificilmente seu aparelho ficará livre de uma sobrecarga na sua memória ROM. O que fazer então para não perder seus arquivos, e continuar com o celular funcionando rápido a contento?

Usando o Google Fotos

Como utilizar?

Uma solução muito interessante é a utilização de aplicativos que fazem o backup de arquivos de imagem, como JPG ou PGN, e vídeos em MP4, em nuvem, ou servidor remoto. Um dos aplicativos que fazem isso muito bem, e que em muitos casos já vem instalado nos aparelhos Android, e que pode também ser usado em IOS é o Google Fotos.

Com o Google Fotos suas fotos ficarão seguras em sua conta Google, a mesma que você usa para utilizar todos os outros aplicativos do seu celular. Em todas as pastas selecionadas para backup, o aplicativo fará o upload dos arquivos para sua conta, assim liberando a memória do seu aparelho, evitando o acúmulo de fotos e vídeos em MP4, GIF’s entre outros;

Para selecionar as pastas para backup, basta acessar as opções, e depois ‘pastas do dispositivo’. Ali poderá selecionar todas as pastas que recebem fotos no seu aparelho, incluindo pastas de aplicativos como Whatsapp, Facebook, e outros, como editores de imagem.

Após a conclusão do carregamento em nuvem, outro aplicativo, se instalado em seu celular, o Google Files, vai sugerir a remoção dos arquivos que já estarão seguros. A remoção poderá ser feita também no próprio Google Fotos. E caso precise mudar de celular, e utilizar a mesma conta na configuração do novo aparelho, suas fotos e vídeos já estarão novamente lá! Muito legal!

04/06/2020 - MARCOS SCHADE

Instalar a partir da loja oficial: